Credenciamento de docentes
Norma geral da Ufes (Credenciamento e Recredenciamento de Docentes):Os docentes dos Programas de Pós-graduação devem produzir trabalhos científicos e tecnológicos de valor comprovado de acordo com os critérios estabelecidos pelos órgãos internos e externos de acompanhamento e avaliação da Pós-graduação.
Os docentes devem estar cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq e devem manter seu Currículo Lattes atualizado, informando sua produção científica e tecnológica no mínimo duas vezes por ano (até 30 de junho e até 31 de dezembro).
Os docentes de Programas de Pós-graduação são classificados em duas categorias: Professores Permanentes e Professores Colaboradores.
Após a criação do Programa de Pós-graduação, a inclusão, o desligamento e a categorização dos professores que fazem parte do corpo docente deverão ser aprovadas pelo Colegiado Acadêmico respectivo.
Os critérios de permanência e categorização dos docentes deverão ser estabelecidos no Regimento Interno de cada Programa, levando em consideração as diretrizes de sua área de avaliação da CAPES.
A categorização dos docentes se dará anualmente.
O ato de solicitação de adesão de um docente a um Programa de Pós-graduação será formalizado pelo preenchimento do Termo de Concordância para “Participação em Curso de Pós-graduação” previsto nos Anexos I e II do Regulamento Geral de Pós-Graduação.
Norma do Programa para o Credenciamento e Recredenciamento de Docentes:
O credenciamento de docentes no PPGG é feito a partir de solicitação do interessado, que deverá informar o nível em que pretende orientar (mestrado e/ou doutorado), linha de pesquisa de vinculação, apresentar o Termo de Concordância devidamente preenchido e assinado (Anexos I e/ou II da Resolução 5203/20232 do CEPE-Ufes) e ter, para os últimos quatro anos, quatro produções bibliográficas qualificadas, seja artigo em periódico indexado (Qualis Capes ou equivalente em seu estrato qualificado, indexadores internacionais, fator de impacto), seja livros ou capítulos de livros em editoras com corpo editorial ou com o número do ISBN, registradas no currículo da Plataforma Lattes.
A avaliação de desempenho dos docentes permanentes, inclusive para fins de mudança de categorização, será realizada bianualmente pelo Colegiado Acadêmico, para fins de acompanhamento da estabilidade do corpo docente ao longo do quadriênio.