LAGEDEP
O Laboratório de análises geográficas, demográficas e da população (LAGEDEP) é um espaço institucional no âmbito do Departamento de Geografia focado no desenvolvimento de projetos temáticos que perpassam a população em diversas perspectivas, dentre as quais questões teórico-metodológicos da geografia da população; migração, mobilidade pendular e urbanização/metropolização; mobilidade espacial da população e segregação socioespacial/gentrificação; violência, criminalidade, gênero e sexualidades; questões étnico-raciais e injustiças sócio-espaciais; questões de saúde e assistência social dentre outros.
Essa ampla gama de temas exige metodologias quantitativas e qualitativas, muitas vezes integradas entre si promovendo a articulação de saberes e práticas de distintos campos da geografia e das ciências humanas e sociais, além da estatística. Desse modo, o laboratório contempla a pluralidade de métodos e metodologias, além de abordagens teóricas.
Professores | Vinculação |
---|---|
Ednelson Mariano Dota | Geografia/Programa de Pós-graduação em Geografia |
Eliana Zandonade | Estatística/Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva |
Igor Martins Medeiros Robaina | Geografia/Programa de Pós-graduação em Geografia |
Rafael de Castro Catão | Geografia/Programa de Pós-graduação em Geografia |
Objetivo geral
Desenvolver e realizar projetos de pesquisa e extensão na temática de população nas suas diversas perspectivas e temas, integrado pesquisadores e estudantes dos diversos níveis de treinamento, além de outras instituições interessadas, como autarquias de pesquisa, Organizações da Sociedade Civil (OSC), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Organização Social (OS) e Organizações não governamentais (ONGs) e Organizações governamentais que produzem e analisam dados econômicos e sociodemográficos.
Objetivos específicos
- contribuir no desenvolvimento da geografia da população e das perspectivas demográficas de análise e reflexão;
- fortalecer as linhas de pesquisa e os projetos alinhados à perspectiva populacional;
- formar recursos humanos qualificados para contribuir na resolução de problemas em todos os níveis;
- promover a divulgação científica do tema para além da comunidade acadêmica;
- ofertar cursos de capacitação e de curta duração sobre a temática;
Atividades do Laboratório
- Produções acadêmicas: organização de livros, dossiês, relatórios e artigos frutos de projetos de pesquisa e extensão;
- Manutenção de espaço digital para a difusão de conhecimentos e informações sobre questões populacionais;
- Realização de estimativas de população, levantamentos com fins específicos e surveys;
- Análises geoespaciais da população enquanto forma de análise e planejamento;
– Elaboração de desenho de experimentos amostrais, análises de estatística inferencial e modelos estatísticos;
- Reuniões do Grupo de Pesquisa, orientações em iniciação científica, monografias, dissertações e teses;
- Organização de seminários de pesquisa e colaboração em pesquisa dos alunos de graduação e pós-graduação;
- Oferta de cursos de capacitação em análises populacionais e formas de analisar e medir;
- Espaço para interação interinstitucional, inclusive convênios e acordos de cooperação que contemplem as temáticas do laboratório.
Lagedep ma mídia:
Pesquisa analisa a relação entre redes de apoio e qualidade de vida em bairros do ES
Pesquisa aponta impactos dos processos migratórios na dinâmica de famílias da Grande Vitória
Professor da Ufes analisa dados do Censo 2022
Censo 2022: ritmo de crescimento é menor do que o esperado
Alguns resultados:
Livro: FAMÍLIA, HABITAÇÃO E MOBILIDADE RESIDENCIAL NA METRÓPOLE: contribuições a partir da Geografia da população
Este livro oferece uma reflexão sobre as transformações e as inter-relações que os novos modelos familiares e os padrões de mobilidade apresentam nas grandes aglomerações urbanas. No seu desenrolar, fica latente a rica experiência de pesquisa através das experimentações teórico-metodológicas que culminaram em análises que congregam dados secundários, primários e experiências de campo. O período de intensas mudanças na dinâmica populacional e seus rebatimentos na forma como o espaço urbano é produzido é o contexto que molda as reflexões, realizadas a partir da Geografia da população, com intensa articulação temática com disciplinas e ciências que se preocupam com a reprodução social e do espaço urbano.
Resumo executivo da pesquisa
Conheça os principais resultados da pesquisa em linguagem acessível e acesse a produção bibliográfica.
Banco de dados: Indicadores de Família e Domicílio: Brasil, Regiões e Estados
Este banco de indicadores apresenta resultados dos Censos Demográficos brasileiros de 1991, 2000, 2010 e 2022 compilados para facilitar o uso e a análise de dados sobe família e domicílios no Brasil. A iniciativa visa fornecer uma visão abrangente e atualizada da estrutura familiar e das características dos domicílios em todo o território brasileiro, permitindo análises detalhadas e comparativas ao longo do tempo e entre diferentes regiões e estados do país.
Relatório: Dinâmica das famílias no Brasil: transformações em curso
Neste relatório são apresentadas análises diversas sobre as transformações vividas pelas famílias no Brasil, privilegiando a perspectiva espacial de análise.
Painel Trajetórias: indicadores da população brasileira
Neste material são apresentados gráficos e mapas interativos com indicadores sobre a população brasileira. É possível acompanhar tendências que retratam as alterações na dinâmica da população e refletir sobre como essas modificações trazem novos desafios sociais, econômicos e políticos para o Brasil no curto, médio e longo prazo.
O material, voltado ao público externo, visa facilitar o acesso a dados e reflexões produzidas pelas pesquisas em andamento, como um dos elos de ligação entre a universidade e a sociedade.
Trajetórias habitacionais - RMGV
Neste material são apresentados mapas e gráficos que permitem compreender, de maneira comparativa, algumas diferenças entre porções selecionados da RMGV. O documento visa apresentar para as comunidades visitadas pela pesquisa "Dinâmica demografica familiar e padrão migratório no Brasil" (CAPES/SNF) uma visão das diferenças entre as suas áreas e o conjunto da RMGV, suscitando debates e reflexões em busca de políticas públicas que permitam a redução das desigualdades regionais.