A Ontologia do Espaço de Peter Sloterdijk: uma leitura geográfica.
Resumo: O projeto de pesquisa é dedicado ao problema da fundamentação ontológica da Geografia através da interlocução com o filósofo Peter Sloterdijk, mais especificamente com a ontologia do espaço desenvolvida na obra Esferas I Bolhas (Sloterdijk, 2016 [1998]).
Para tanto o presente projeto buscará, num primeiro momento, contextualizar a gênese e o desenvolvimento da pesquisa sobre a temática da ontologia do espaço no contexto interno da ciência geográfica, que remete à constituição dos horizontes da geografia crítica-radical e do horizonte da geografia humanista (Gomes, 1996). Num segundo momento, a pesquisa buscará apontar para os elementos convergentes entre a ontologia do espaço desenvolvida no bojo da ciência geográfica e a ontologia do espaço no pensamento de Peter Sloterdijk, que tem suscitado interesse relativamente discreto entre os geógrafos (Elden, 2012; Thrift, 2012; Enstern, 2018), permanecendo praticamente ausente no contexto específico da pesquisa brasileira em geografia.
Considerando a ausência de trabalhos de síntese sobre o assunto na Geografia estritamente dedicado à interlocução com o referido filósofo, a pesquisa propõe concentrar esse primeiro esforço de aproximação através da análise específica do livro Esferas I Bolhas, na medida em que, como o projeto irá demonstrar, o referido livro oferece subsídios para estimular a realização de pesquisa nos termos propostos. Nesse mesmo sentido o presente projeto se justifica na medida em que a perspectiva de problematização acerca da ontologia do espaço através do diálogo com o pensamento de Sloterdijk pode ser considerada incipiente na Geografia.
A operacionalização da pesquisa se efetivará através da revisão e análise da bibliografia que envolve a problemática enunciada.
Data de início: 15/05/2019
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | LUIS CARLOS TOSTA DOS REIS |