Cartografando saberes: mobilizações, conexões e territorialidades Tupinikim e Guarani
Resumo: Nas experiências no campo da educação escolar indígena junto aos povos Tupinikim e Guarani no Espírito Santo as articulações entre regimes de conhecimento e territorialidades produzem contextos estratégicos de produção de múltiplos sujeitos individuais e coletivos e redes comunitárias e interétnicas. O campo da interculturalidade, como contexto estratégico exemplar, mobiliza, confronta e articula diferentes praticas e saberes. Se constitui, portanto, como espaço politico de emergencia de territorialidades, em suas transformações e reconfigurações e das formas de subjetivação que lhes são vinculadas. A presente pesquisa propõe investigar as especificidades dos coletivos Tupinikim e Guarani envolvidos na produção das articulações entre regimes de conhecimentos e processos de territorialização em contextos estratégicos assim como os efeitos políticos dessas articulações.
Data de início: 24/03/2017
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | CELESTE CICCARONE |