Território e Cultura: Os Tupinukim de Caieiras Velhas-ES (2007-2014)

Nome: GLEDIANA APARECIDA DANTAS VICENTE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/11/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CELESTE CICCARONE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUCY OLIVEIRA FREIRE Examinador Interno
CELESTE CICCARONE Orientador
SANDRO JOSE DA SILVA Examinador Externo

Resumo: Este trabalho trata de um estudo de caso entre os Tupinikim da aldeia de Caieiras Velhas (ES) a partir da análise da situação atual, na tentativa de compreender o território e a cultura resignificados por este povo, com o intuito de demonstrar como o território e a cultura são conceitos imbricados e que podem ou não mudar a partir dos interesses de tais comunidades.
Os indígenas de Aracruz passam por vários embates territoriais a partir da chegada da multinacional Aracruz Celulose em seus territórios, que alterou significativamente o seu ambiente e modos de vida. Após 40 anos de lutas eles retomam suas terras e tentam reconstruir suas vivencias e dignidades perdidas.
Para buscar entender os conceitos de território e cultura escolhemos analisar as atividades econômicas desenvolvidas dentro da aldeia em questão, com destaque para a produção da mandioca.
Como se trata de um estudo atual a observação participante, as entrevistas e o campo foram essenciais para a realização do eventual trabalho, que contará com a participação atuante da população estudada na produção desta pesquisa.

Palavras-chaves: indígenas Tupinikim de Caieiras Velhas; Território; Cultura; Atividades Econômicas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910