Alterações Hidrogeomorfológigas no Baixo Curso do Rio Jucu (es)

Nome: MIQUELINA APARECIDA DEINA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/07/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE LUIZ NASCENTES COELHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRE LUIZ NASCENTES COELHO Orientador
ANTONIO CELSO DE OLIVEIRA GOULART Examinador Interno
SANDRA BAPTISTA CUNHA Examinador Externo

Resumo: A bacia hidrográfica do rio Jucu ocupa lugar de destaque no Estado do Espírito Santo, pois além de abranger seis municípios, o rio Jucu é o principal responsável pelo abastecimento de água da RMGV. Nas últimas décadas o rio Jucu tem sofrido com as consequências do avanço da urbanização em seu baixo curso, resultando em alterações hidrológicas significativas, com alagamentos e inundações constantes neste trecho da bacia.

Frente a este cenário, o objetivo desta pesquisa está centrado no estudo detalhado das alterações hidrogeomorfológicas no baixo Jucu e suas consequências socioambientais, com base na totalidade do espaço geográfico conforme conceito de Aziz Ab Sáber (2002). Deste modo, parte-se da análise integrada dos aspectos naturais e sociais de toda a bacia, com destaque para a área de estudo do baixo curso do Jucu, possibilitada através de diferentes dados e informações de agências e órgãos de referência (ANA, EMBRAPA, IBGE, IEMA, IJSN, INPE), além das aplicações em SIG e outras tecnologias, que juntamente com as campanhas de campo, registros fotográficos e levantamento bibliográfico selecionado permitiram a efetivação deste estudo.

Os métodos e técnicas utilizados nesta pesquisa mostraram-se satisfatórios para o diagnóstico e análise hidrogeomorfológicas desta porção da bacia. A análise hidrológica permitiu constatar o crescimento dos picos das vazões máximas (m³/s) nos últimos anos, além do aumento das cotas altimétricas e mudanças no perfil transversal. Em relação à análise geomorfológica do baixo Jucu através das ortofotos históricas, esta evidenciou avanço acelerado da urbanização em direção ao canal principal do Jucu. Tais constatações revelaram significativa correlação entre as mudanças hidrológicas no baixo Jucu e a forma de uso e ocupação da terra na bacia.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910