A Cidade Sob o Olhar da Periferia: Aspectos do Cotidiano dos Moradores do Morro dos Alagoanos

Nome: ANA MARIA LEITE DE BARROS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/12/2010
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLÁUDIO LUIZ ZANOTELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRELINO CAMPOS Examinador Externo
CLÁUDIO LUIZ ZANOTELLI Orientador
ENEIDA MARIA DE SOUZA Examinador Interno

Resumo: A Cidade Sob o Olhar da Periferia: Aspectos do Cotidiano dos Moradores do Morro dos Alagoanos

Esta pesquisa busca compreender as relações que se estabelecem entre a comunidade moradora do Morro dos Alagoanos numa abordagem mais local e mais intimista, e a cidade como um todo, numa abordagem mais geral, seja no seu trânsito cotidiano para o trabalho, para a escola, entre outras coisas, seja na relação com os habitantes dos bairros vizinhos ou ainda com os que vão ao Morro em dia de festa. Portanto, é tanto a forma como os habitantes do Morro se inserem cotidianamente na cidade como a sua relação com o seu local de moradia, o seu lugar na cidade, que serão privilegiados.
É preciso considerar que o Morro dos Alagoanos não se encontra isolado, mas, ao contrário,está inserido num contexto que ultrapassa os seus limites e os limites da cidade da qual faz parte. Portanto, primeiramente é discutido a importância da urbanização no mundo contemporâneo, cuja ênfase será dada à urbanização que propiciou o surgimento das periferias das cidades, primeiro de forma geral, englobando algumas características comuns à urbanização brasileira e, depois, de forma mais específica e mais local, à formação da periferia de Vitória.
Em outra etapa, este trabalho busca compreender a formação e a consolidação do Morro dos Alagoanos enquanto espaço residencial dentro das dinâmicas que levou à formação do espaço urbano de Vitória, assim como as relações sociais que se estabelecem no Morro a partir da apropriação por seus moradores, que por meio de suas trajetórias cotidianas o permeiam de significados e portanto, o tornam o lugar onde se realizam suas vidas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910