Sobre o Anonimato: Política Espacial das Imagens e Experiência Citadina (Narrativas Poéticas a Partir da Fotografia de Rua de Walker Evans)
Nome: CLERISTON BOECHAT DE OLIVEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 22/02/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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ANTÔNIO CARLOS QUEIROZ DO Ó FILHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALEXANDRE EMERICK NEVES | Examinador Externo |
ANTÔNIO CARLOS QUEIROZ DO Ó FILHO | Orientador |
GISELE GIRARDI | Examinador Interno |
RAFAEL HENRIQUE MENEGHELLI FAFÁ BORGES | Examinador Externo |
WENCESLÁO MACHADO DE OLIVEIRA JUNIOR | Examinador Externo |
Resumo: Como a fotografia de rua, em particular aquela legitimada como arte, participa
na construção de um certo entendimento acerca da cidade moderna? A partir
desse questionamento tratamos do papel político das imagens sobre a ideia de espaço política espacial das imagens e ainda da imaginação espacial produzida pela fotografia de rua por meio de um diálogo com as proposições de Doreen Massey acerca da espacialidade e com o aspecto estético político da arte proposto por Jacques Rancière. Abordamos distintos aspectos na construção da cidade moderna e, em particular, o anonimato citadino ao investigarmos dois livros e um artigo assinados pelo fotógrafo estadunidense Walker Evans, a saber: American Photographs, de 1938; Many Are Called, de 1966; Labor Anonymous, de 1946. O autor apresenta como parte integrante da tese o livro de fotografia intitulado Sobre o anonimato, o qual dialoga com a obra de Evans investigada na tese. A construção do aspecto ficcional da cidade presente na imagem fotográfica é tratada na apresentação do processo de criação da publicação, a qual é entendida como desdobramento artístico que atualiza para contemporaneidade as questões aqui investigadas, dentre elas a
política espacial das imagens, a experiência citadina e o anonimato citadino.
Palavras-chave: política espacial das imagens; imaginação espacial; anonimato; fotografia de rua; Walker Evans.