Histórico

No Espírito Santo a partir dos anos 1960 e, de maneira mais acentuada, na atualidade, os espaços e territórios sofreram mutações significativas. Em efeito, dos anos 1960 aos anos 2000 se construíram pólos industriais e portuários de forte impacto sócio-ambiental (principalmente minério de ferro, aço e celulose). A partir do inicio do século XXI se intensificou a exploração do petróleo e do gás, bem como se instaurou um processo de permanente expansão dos pólos industriais e logísticos já existentes. Por outro lado, se projetam, sobretudo no litoral, de Norte a Sul do estado, novos pólos de transformação de produtos primários associados a grandes equipamentos de circulação e transporte. Daí a necessidade da produção de pesquisas e de saberes que desvendem os diferentes aspectos, muitas vezes contraditórios, desse desenvolvimento. Essas constatações permitem vislumbrar os desafios postos para o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFES na compreensão das relações sociais inscritas nos espaços e nos territórios do Espírito Santo, mas também em sua hinterlândia e áreas próximas dos outros estados limítrofes.
Paralelamente às transformações do contexto sócio-econômico e ambiental, se expandiu, no Estado, o recrutamento de professores qualificados no ensino público estadual e municipal, ao mesmo tempo houve uma ampliação do número de cursos superiores de iniciativa privada, os quais demandam corpo docente com formação em nível de Pós-Graduação. É grande a dificuldade para recrutar pessoal pós-graduado local na área de Geografia, devido à inexistência deste nível de formação no estado até 2008, quando o PPGG iniciou suas atividades.
As demandas conjugadas das instituições públicas, da sociedade e da educação requerem que o Programa de Pós-Graduação em Geografia assuma papel fundamental tanto na formação de Recursos Humanos, como no desenvolvimento de centros de pesquisas que contribuam efetivamente para o processo de compreensão da Dinâmica da Natureza, dos Estudos Urbanos e Regionais e do Espaço e da Cultura.
A UFES é a única Universidade do Estado e sua área de influência estende-se por todo o Sul da Bahia, Leste de Minas Gerais, bem como o Norte fluminense. A UFES já atende a uma importante demanda de estudantes vindos destas áreas em seus cursos de graduação e a procura por nosso programa tem ilustrado essa influência em outros estados.
Considerando os pontos expostos: a carência de profissionais qualificados na área, as novas demandas produzidas pelo desenvolvimento do Estado e de sua hinterlândia, os conflitos sociais e ambientais nos espaços urbanos e rurais; considerando, outrossim, que os profissionais qualificados tem o compromisso de atuar como multiplicadores da formação que receberam e que estão empenhados em contribuir para aumentar a qualidade e ampliar as oportunidades de formação de recursos Humanos na área, o Mestrado em Geografia tem se firmado como centro de formação reconhecido no Espírito Santo e para além de suas fronteiras políticas.
Espera-se, ao longo do tempo, ampliar ainda mais a formação de pós-graduados e a produção de conhecimento para atender as demandas locais e regionais. Neste sentido apresentamos em 2013 o APCN de Doutorado à CAPES que foi aprovado, portanto abriremos a seleção do doutorado muito em breve!

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 119 mestres e conta com 83 alunos regularmente matriculados, sendo 36 no mestrado e 47 no doutorado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2008-2011
Coordenador(a): Aurélia Hermínia Castiglioni
Coordenador-Adjunto: Cláudio Luiz Zanotelli

Período 2011-2013
Coordenador: Cláudio Luiz Zanotelli
Coordenador-Adjunto: Antonio Carlos Queiroz Ó Filho

Período 2014-2015
Coordenador: Cláudio Luiz Zanotelli
Coordenador-Adjunto: Antonio Carlos Queiroz Ó Filho

Período 2015-2017
Coordenador: Antonio Carlos Queiroz do Ó Filho
Coordenador-Adjunto: Luiza Leonardi Bricalli

Período 2017-2019
Coordenador: Luiza Leonardi Bricalli
Coordenadora-Adjunta: Cláudia Câmara do Vale

Histórico do conceito CAPES do programa:

Período de Avaliação: 2010-2012
Conceito: 4

Período de Avaliação: 2008-2009
Conceito: 3 (curso novo somente teve dois anos avaliados)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910