Sedução e Credibilidade nas Imagens da Tevê: pensamentos sobre a ideia de espaço mundial.
Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo discutir sobre como se dá o processo de produção, mediação e convencimento da ideia de Espaço Mundial total, comprimido, fragmentado, veloz, instantâneo gestada a partir de um conjunto de comerciais veiculados pela tevê. Parte-se do pressuposto de que essas imagens em estudo partilham das características de sedução capacidade de prender o espectador frente à tela e de credibilidade capacidade de promover confiança e se fazer acreditar como realidade já existente, possível de se existir ou ainda, desejável. A pesquisa se justifica dada a centralidade e a intensidade com que vêm se consolidando, os discursos da visualidade sobre os pensamentos e práticas espaciais contemporâneos. A metodologia a ser empregada consiste, num primeiro momento, de estudos específicos sobre a linguagem das imagens, da política do olhar e a educação visual, bem como, as discussões sobre território e paisagem, circunscritas no tema Mobilidade [pessoas, objetos, ideias, pensamentos, informações], que é o maior definidor dos limites e fronteiras, territórios e territorialidades no mundo contemporâneo. São resultados esperados desta pesquisa o aprofundamento nas discussões sobre imagem e geografia, a produção de artigos para publicação em revistas científicas e apresentações em congressos.
Data de início: 01/09/2009
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | ANTÔNIO CARLOS QUEIROZ DO Ó FILHO |