Financiamentos e parcerias

Proequipamentos

-Recebemos financiamentos do Pró-Equipamentos em 2010 e 2011 (cerca de 250 mil reais) e pudemos comprar equipamentos para os nossos laboratórios que se encontram listados na infraestrutura dos laboratórios;
-Tivemos aprovado sub-projeto de financiamento do Pro-Equipamentos em 2013 no valor de 94 mil reais destinado ao Laboratório de Geografia Física.

PROAP

-O PROAP destinou para o programa no ano de 2012, 38 mil Reais que foram gastos com passagens e estadias para membros externos das bancas de defesa das dissertações e apoio à participação de professores e estudantes em eventos científicos. Apoiamos, por outro lado, a organização de colóquios, debates e palestras promovidos pelos grupos de pesquisas ligados ao programa com professores convidados externos e financiamos trabalhos de campo dos estudantes do mestrado;

Bolsas de estudo CAPES e FAPES

-O apoio em termos de bolsas ao programa por parte da CAPES tem sido essencial. Por outro lado, recebemos, em 2013, 5 bolsas de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES. Assim, hoje, podemos atender a todas as demandas de bolsas efetuadas pelos estudantes. Dos 20 ingressantes em 2013, 12, que não tem vinculo empregatício, demandaram e receberam bolsas. Hoje totalizamos 21 bolsas no programa como um todo: CAPES (13 bolsas) e FAPES (9 bolsas).

Apoio em financiamento para compra de equipamentos pelo PROPOS-Ufes

O projeto de diagnóstico da situação da Pós-Graduação da Universidade e propostas de apoio aos Mestrados e Doutorados da instituição “Propos” realizado pela PRPPG inclui o Programa de Pós-Graduação em Geografia que está sendo antendido no ano de 2013 com equipamentos para o Laboratório de Geografia Física em valores que se aproximam de 270 mil reais.

CT-INFRA/FINEP

O Programa de Pós-Graduação em Geografia elaborou, igualmente, um projeto conjunto com o Programa de Oceanografia que foi selecionado na Ufes para ser enviado à chamada pública MCT/FINEP/CT-INFRA – PROINFRA de 2013. O projeto pretende ampliar a infra-estrutura existente em laboratórios associados às pesquisas em ciências naturais, envolvendo os PPGs em Geografia e Oceanografia Ambiental do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Ufes. Esta estruturação se dará através da aquisição de equipamentos para coleta, processamento e análise de dados ambientais. Como meta, pretende-se desenvolver linhas de pesquisa que envolvam o estudo da biodiversidade marinha, dinâmica costeira, paleoceanografia, mudanças climáticas. Serão desenvolvidas com esses equipamentos as pesquisas da gênese e do desenvolvimento de solos e relevos em ambientes tropicais, da física de solos e hidrodinâmica de superfície, da análise geotécnica e hidro-geomorfológica para processos de movimentos de massa, o mapeamento de áreas com perigos geodinâmicos, a análise climatológica e a modelagem/monitoramento de sistemas ambientais. Essas pesquisas são o foco dos estudos atualmente em curso na linha de pesquisa Dinâmica da Natureza do PPGG - especialmente no grupo de pesquisadores integrados ao projeto CEPEDES (Centro de Pesquisa de Desastres Naturais do Espírito Santo) - cujos propósitos serão atendidos com essa nova estruturação, alinhando-o em condição de equidade a outros grupos similares lotados em outras IFES que fazem parte de da rede nacional de CEPEDs. O valor do projeto é de 2 milhões de Reais.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910