Mapa de Sensibilidade Ambiental (Cartas SAO) entre município de Vitória (ES) a Barra de Mucuri, município de Mucuri (BA) - Atualização de dados

Resumo: O mapa de sensibilidade ambiental ao derrame de óleo constitui uma importante ferramenta para as ações de resposta a vazamento de óleo, uma vez que fornece uma visão espacial global da sensibilidade ambiental. Desta maneira, esses mapas facilitam a tomada de decisão, ao identificar os ambientes que devem ser protegidos prioritariamente, auxiliando no direcionamento dos esforços e recursos disponíveis em casos acidentais para evitar ou mitigar as consequências ambientais tanto do derrame quanto dos esforços de limpeza.
As áreas sensíveis correspondem àquelas com maiores riscos, tanto biológicos como socioeconômicos e são regiões onde, se as medidas de resposta forem bem sucedidas, resultam em significativa redução dos impactos. Os mapas de sensibilidade ambiental representam uma ferramenta importante para a tomada de decisões nos casos de acidentes, uma vez que permitem uma rápida identificação destas áreas sensíveis.
Para geração dos mapas de sensibilidade é necessário a obtenção de informações através de pesquisa bibliográfica, aquisição de dados primários em idas para campo e dados obtidos por meio de conhecimento pessoal do próprio pesquisador. Neste sentido o presente trabalho realizará o levantamento bibliográfico sobre os recursos biológicos entre 2000 e 2013, com a atualização de observação de campo.

II. ABRANGÊNCIA

A área de abrangência do estudo irá compreender entre o município de Vitória (ES) e Barra de Mucuri, município de Mucuri (BA).

Data de início: 03/02/2014
Prazo (meses): 6

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JACQUELINE ALBINO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910