A IMAGEM A SER CONSUMIDA - Política Visual, Imaginação Espacial e a Estética dos Videos Túristicos no Estado do Espírito Santos

Nome: FABIANNE TORRES OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/04/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS QUEIROZ DO Ó FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS QUEIROZ DO Ó FILHO Orientador
EDUARDO JOSÉ MARANDOLA JUNIOR Examinador Externo
LUIS CARLOS TOSTA DOS REIS Examinador Interno

Resumo: Atreladas a uma estética própria e efeitos de verdade (PELLEJERO, 2008), as videografias turísticas acabam por compor linguagens fartamente informativas sobre aquilo que se quer dizer sobre os lugares. Suas cenas são as apontadas para propagandear uma imagem a ser consumida, delas esperam-se o melhor ângulo a ser fotografado, experiências únicas e roteiros alternativos e naturais para se conhecer o lugar. Sendo assim, são as imagens turísticas, na atualidade, linguagens potentes para se entender as narrativas sobre os lugares, suas imaginações espaciais, bem como as construções de ficções sobre determinada realidade. Uma vez envolvidas a produções de ficções hegemônicas, os vídeos turísticos e as imaginações espaciais que temos deles podem promover modos cristalizados de se pensar o espaço; distanciando-se dos propósitos de entender o espaço a partir das suas conexões-desconexões e multiplicidade de trajetórias (MASSEY, 2008). Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo principal discutir como os vídeos turísticos, em especial dois vídeos da atual campanha da Secretaria de Turismo do Espírito Santo, Descubra o Espírito Santo, apresentam uma imaginação espacial. Também seguem como interesse: refletir e analisar a política visual e a estética das videografias turísticas; entender e analisar a produção de uma ficção para construção e mobilização de uma imaginação espacial e estudar autores e produções videográficas que se dedicaram a pensar possibilidades outras de mobilizar e desterritorializar uma imaginação espacial e as estéticas videográficas.

Palavras-chave: Videografias Turísticas Imaginação Espacial - Política Visual - Consumo - Desterritorialização.

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