Geografia dos Alimentos no Espírito Santos

Nome: PEDRO HENRIQUE GOMIDE LUCCI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/11/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PAULO CÉSAR SCARIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ AUGUSTO MICHELATO GHIZELINI Examinador Interno
AURÉLIA HERMÍNIA CASTIGLIONI Examinador Interno
PAULO CÉSAR SCARIM Orientador
PEDRO MAKUMBUNDU KITOKO Examinador Externo

Resumo: O objetivo desta Dissertação de Mestrado consiste em analisar e compreender a luz do método da ciência geográfica o circuito espacial e produtivo do abastecimento urbano de alimentos in natura no território do Espírito Santo.

Para tanto se propôs o desafio de apreender esta atividade de primeiro interesse social, em sua totalidade, isto é da produção ao consumo, a partir da trajetória que o alimento percorre no espaço geográfico capixaba. Do campo à cidade, das arcaicas lavouras às prateleiras dos modernos supermercados, uma série de inquietudes e contradições se fazem intrínsecas nesse processo cotidiano e aparentemente simples, de transformação do alimento em mercadoria.

Assim, do momento da produção propriamente dita de alimentos, que intercorre no interior das propriedades rurais, passando pela etapa da distribuição e circulação, realizada fundamentalmente por intermédio dos entrepostos atacadistas da Ceasa-ES, à instância da comercialização varejista destes gêneros, no espaço urbano, através dos supermercados e tradicionais feiras livres; que por sua vez, destinam ao estágio do consumo, os alimentos que constituem as bases da dieta alimentar e nutricional da população capixaba.

Nesse sentido não se pretende aqui esgotar esta complexa e abrangente temática, mas sim, trazer às claras àquilo que se encontra implícito na atual lógica de abastecimento urbano estadual. Logo, compreende apenas uma contribuição geográfica ao estudo desse relevante tema, que historicamente se faz contemplado por diversas áreas do conhecimento, e negligenciado pela geografia e pelos geógrafos.

PALAVRAS-CHAVE: Geografia; Alimentos in natura; Abastecimento Urbano; Espírito Santo; Campo-Cidade; Segurança Alimentar; Fome.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910