TURISMO EM GUARAPARI (ES): LÓGICAS DE USO E OCUPAÇÃO DO ESPAÇO INCORPORANDO SIMBOLISMOS E IDENTIDADE CULTURAL

Nome: MARIANA RODRIGUES PIRES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/08/2016

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AISSA AFONSO GUIMARÃES Examinador Interno
ANA LUCY OLIVEIRA FREIRE Orientador
TELMA MARA BITTENCOURT BASSETTI Examinador Externo

Resumo: Busca entender quais as lógicas e mecanismos de apropriação dos lugares pelo Estado e pelo capital para um fazer e um consumo turístico, bem como as contradições do turismo no município de Guarapari (ES) inerentes ao uso e ocupação desse espaço. Isto se coloca pertinente à elucidação das contradições do turismo em Guarapari, bem como dos conflitos socioespaciais existentes nos lugares onde a atividade se realiza, pois o litoral é destacadamente polarizador de investimentos públicos e privados, tendo o lazer e o turismo como atividades de atração e polarização de diversas mercadorias (empreendimentos, equipamentos e serviços). Assim, a excepcionalidade espacial consumida pelo turismo não ocorre em qualquer lugar, mas está associada à orla marítima – tanto no plano simbólico como material. Atreve-se a dizer que o estudo tem por base as perspectivas fecundas do materialismo histórico para as análises do turismo e, para tal, como instrumentos que deram suporte ao estudo, utilizou-se a metodologia exploratória e a pesquisa empírica no município. Como observado, não são por causa as “amenidades” naturais, nem mesmo por serem estes palcos do viver e do trabalhar próximos às praias que os lugares litorâneos em Guarapari foram apropriados pelo turismo, mas porque esses lugares são propícios à extração de lucros pelo capital, para a reprodução das relações sociais. São lugares favoráveis para o consumo pautado sobre alguns “fatos” de cultura e de identidade cultural capixaba que foram alçados à categoria de mercadorias mais para garantir rendas monopolistas que quaisquer indícios de valorização cultural dos lugares. Na “sociedade do consumo” só há lugar para os negócios, produtos e serviços. Cria-se uma cultura e uma identidade cultural passíveis de serem postas à venda, reduzidas a algumas “características facilmente perceptíveis” que se tornam atrativos, produtos e serviços turísticos atrelados a porções do espaço selecionadas para serem de uso e consumo pelo turismo. Desse modo, espaço de complexidade entre trabalho e turismo (lazer), formalidade e informalidade, produção e consumo, cotidiano e efemeridade, reprodução do capital e manutenção da vida, o espaço litorâneo de Guarapari apresenta uma dada realidade de acordo com as conveniências e problemáticas que lhe são impostas. No jogo de interesses dos que só querem lucros, vender sua força de trabalho, morar no lugar e dos que vão à busca de lazer, há várias formas de conflitos, forças socioculturais e imposições que precisam ser desvelados e analisados.

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